Cultura

On The Road

Na terça cultural de hoje iremos falar sobre o filme que está tirando o sono de muita gente… e olha que ainda nem estreou!
Tanta divulgação faz sentido: é o retorno de Walter Salles, inspirado na obra prima de ninguém menos que Jack Kerouac.
Esse escritor norte-americano escreveu On The Road, em 3 semanas e levou 6 anos para conseguir lança-lo, em 1957. Sua escrita diferente e ininterrupta conquistou seus editores e toda uma leva de leitores fieis, que reconheciam em seu estilo elementos únicos, como a ausência de ritmo cadenciado (como o fluxo da consciência, costuma dizer Kerouac), e a inspiração proveniente de estimulantes, como o café e a benzedrina.
Esse representante da geração beat passou dessa pra melhor em 1969, mas seu legado está mais vivo que nunca. Em 1979 Francis Ford Coppola comprou os direitos da adaptação de On The Road, ensaiou um projeto para que virasse filme na década de 90, mas o livro só ganhou forma nas mãos e visão do nosso brasileríssimo Walter Salles, mais de meio século depois do lançamento da publicação impressa.
E a história que chega aos cinemas na próxima sexta, dia 13 é um pouco diferente da original, onde Kerouac usa o seu protagonista- Dean Moriarty- para expôr seu descaso e desprendimento das convenções sociais. Agora, um cara como Walter Salles, no auge dos seus 56 anos, tem mesmo que fazer uma leitura natural, impregnada de tons nostálgicos e moralistas, que deixa explícita todas as consequências desse comportamento desencanado da sociedade que Kerouac preconizava.
Dean Moriarty é um egoísta que só vê o próprio umbigo, mas é divertido a ponto de esse ser o fio que conduz as idas e vindas nas viagens pelos Estados Unidos com seu amigo e aspirante a escritor, Sal Paradise. É uma viagem cheia de liberdade- e libertinagem- em busca de respostas para a alma.
E em vez de nos depararmos com o ritmo frenético de Kerouac, o que nos é apresentado de fato são belíssimas tomadas em ritmo cadenciado, com planos longos que imprimem uma beleza única ao filme.
Além disso, o elenco é premiadíssimo. Temos Viggo Mortensen, Steve Buscemi, Kristen Stewart, Terrence Howard e Alice Braga. E gente nova que mostra a cara e dá o seu melhor, como Garrett Hedlund e Sam Riley.
Vale assistir!!!
Enquanto dia 13 não chega, assista o trailer.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s