Bem Estar

Organização da Casa

A palavra chave é equilíbrio, sempre. E para conquistá-lo é preciso dedicação.
E entre as atribuições da mulher moderna nessa busca do equilíbrio, está a organização doméstica. Em uma casa de tamanho médio, se livrar da bagunça e organizar o lar elimina 40% do trabalho doméstico, especialmente quando a maioria da bagunça é fruto da desorganização e não da falta de espaço.
Acredite ou não, a realização pessoal, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o bem estar da família dependem – e muito- de uma casa bem organizada.
Além dos benefícios pessoais que já falei, a organização doméstica pode gerar uma economia média de 30% no orçamento doméstico e aumentar o espaço útil em até 3 vezes. 
Aqui vão algumas dicas de rotina que funcionam a curto, médio e longo prazo:
Diariamente é básico, louça, pano no banheiro e cozinha, tirar o lixo, arrumar as camas…
A cada 3 dias é importante molhar as plantas. Lavar e passar roupas também faz parte da logística, mas depende muito do volume de roupas de cada casa, um casal pode facilmente sobreviver com lava/passa uma vez por semana.
Também semanalmente é preciso trocar roupas de cama, mesa e banho, e fazer uma faxina pesada no banheiro e na cozinha. A geladeira pode ser descongelada quinzenalmente.
Uma vez por mês é bom limpar as paredes, lavar as almofadas e arrumar e limpar os armários, e a cada 6 meses lavar as cortinas. Os tapetes podem ser lavados a cada dois ou três meses.
É coisa demais para pensar, para lembrar… e isso não é intuitivo, não se nasce sabendo organizar tudo. Por isso nasceram os House Organizer, profissionais dedicados a essa função, e que costumam mostrar serviço: já ouvi relatos de gente que disse que contratou um House Organizer e lá se foram mais de 8 sacos cheios daqueles onde se guarda edredon king size pra doação.
Entre os serviços oferecidos por um House Organizer estão o treinamento de funcionários (empregadas domésticas, jardineiros, piscineiros…), a lista de compras, organização da casa, organização de festas e jantares, suporte em mudanças e outras cositas más.
Mas tem gente que A-D-O-R-A organizar, que é fanática por limpeza, como a saudosa Monica Geller,  do Friends.
E para elas aprofundarem seus conhecimentos, ou para você aprender um pouco, esses manuais são sensacionais:
Acabe com a Bagunça
Cynthia Townley Ewer
 Veja Como se Faz
Derek Fagerstrom e Lauren Smith
 
Casa da Chris 
Chris Campos
Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s