Inspiração

Ban, o revolucionário

Shigeru Ban é um arquiteto descolado, e no mínimo, revolucionário. Ele abriu mão dos materiais tradicionais da arquitetura para se dedicar à construção de objetos e até ambientes com papel, madeira, plástico e contêiner.
Sua trajetória inclui a superação de limites técnicos e estruturais, apresentando soluções para projetos emergenciais. Tudo é parte do seu engajamento social: “Minha experiência está disponível para todos, privilegiados e necessitados, indiscriminadamente”, afirmou o professor da Universidade de Kioto.
Uma de suas obras mais conhecidas é a Casa Sem Paredes, em Nagano, Japão. Lá, o piso gera o balanço necessário para manter a construção completamente aberta em três de seus quatro lados.
O Villa Vista, no Sri Lanka, é uma residência localizada no alto de um morro, projetada em níveis para ter acesso a diferentes paisagens. Materiais como a teca, placas de cimento e folhas de coqueiro foram largamente utilizados.

Outra obra mundialmente reconhecida é o Estúdio de papel reciclado no Centro Pompidou, em Paris.
 
No Brasil, Shigeru Ban aceitou o convite da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para transformar 1 milhão de m³ de madeira ilegal, apreendida na amazônia, em equipamentos sociais, como centros de lazer e creches. Ele disse que também pensa em propor a construção de estruturas temporárias para levantar hotéis durante as Olimpíadas de 2016, no Rio.
Em sua última criação, o japonês criou Maru, um objeto de mesa feito de pequenos cilindros de papelão reciclado. Logo o objeto entrou para o catálogo da marca belga When Objects Work.
A peça hexagonal pode ser usada como fruteira ou apoio de pratos e travessas.
Ban já produziu telas, móveis, abrigos de emergência, pontes e até catedrais com papelão.
Embora tudo caminhe para a sustentabilidade, o cara rejeita o rótulo de arquiteto ecológico, pois acredita que é básico que qualquer profissional do design ou da arquitetura trabalhe com consciência ambiental. Além disso, Shigeru detesta jogar qualquer coisa fora, então tem uma preocupação real com o futuro de cada construção sua.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s