Decoração

Cuide bem do piso da sua casa- Mármore, granito e ardósia

Mármore, granito e ardósia fazem parte da categoria de rochas naturais largamente utilizados na construção civil.

Mármore e Granito
Mármore era um acabamento super nobre até surgirem os lindos dos porcelanatos. Mas nem por isso eles perderam espaço. Continuam chiques e elegantes. A cara da sofisticação é ter uma pia em mármore de carrara, isso desde a Roma Antiga.
O mármore é um material muito poroso e com alta capacidade de absorção, por isso seu uso é mais indicado em ambientes internos e com tráfego menos intenso. Esse tipo de piso é bastante utilizado em escadas, mas também é muito indicado para outras áreas da casa. 
O granito é mais resistente e menos poroso do que o mármore, mas também está sujeito aos mesmos tipos de manchas e indicações de limpeza. Por ser mais duro, é indicado para revestir pisos de ambientes externos e com grande circulação de pessoas.
Nunca utilize água sanitária, solventes, sabão em pó, querosene, sapólio, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo. Até o uso de água em abundância pode alterar a coloração desse piso.
Sua conservação é relativamente simples, use um esfregão ou pano umedecido em solução de água e detergente ou sabão neutro, ou sabão de coco. Depois enxague com um pano molhado com água e torcido. Não esqueça de secar com um pano macio.
Outra técnica é varrer o piso de mármore ou granito com uma vassoura macia e aspirar sempre, pois o pó se fixa facilmente. Você também pode encerar o piso após limpo e seco com cera líquida incolor. Use um pano macio e depois uma flanela para dar brilho.

Vimos que a conservação desses 2 pisos é bem simples, mas se existirem manchas, precisa entrar com produtos industrializados. O mais indicado é entrar em contato primeiro com o fabricante ou fornecedor para ver quais produtos são mais indicados, pois o mármore e o granito podem ficar mais ou menos porosos dependendo do clima da região onde estiverem.
Observe a composição do produto, se ele for corrosivo, o tempo de permanência sobre o piso deve ser mínimo. O ideal é usar o produto para esfregar o chão e retirá-lo logo em seguida.
Se as manchas tiverem atingido a profundidade de 1 mm, é possível lixar levemente a superfície para removê-las, mas geralmente os líquidos derramados acabam ultrapassando toda a espessura, principalmente do mármore. Se derramar fluidos, limpe com papel absorvente imediatamente.
Ardósia
A ardósia é uma rocha ornamental que contém argila em sua formação. Super resistente, difícil de manchar e reter sujeira.
Depois da instalação, é importante aplicar um produto selador, e a manutenção no dia a dia exige pouco, uma limpeza com água e vinagre é suficiente par dar brilho, e se as peças verdes ou avermelhadas ficarem amarelas com o tempo, use uma solução com 50% de água e 50% de ácido clorídrico.
Como a ardósia praticamente não absorve água, é bem raro aparecerem manchas, mas caso ocorram, limpe com um produto de boa qualidade e enxague com água limpa.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s