Decoração

Luz – terapia

O lighting designer Fernando Prado é um apaixonado pela luz e rapidamente consegue fazer com que qualquer pessoa também caia de amores pela arquitetura da iiluminação, que pode trazer tantos sentimentos e sensações à tona.

O atual diretor da Lumini acaba de lançar uma luminária em homenagem à semana da arte moderna de 1922 e concedeu à revista Bons Fluidos uma entrevista bem gostosa, que reproduziremos em trechos aqui.


Ao ser questionado como obter bem-estar através da iluminação, Fernando diz que para relaxar e desetressar, gosta de usar nos ambientes de convivência e na cozinha lâmpadas incandescentes ou alógenas, que são alaranjadas e lembram as cores do pôr-do-sol. No banheiro, o ideal é usar uma mistura de fonte alógena e fluorescente.

O abajur é uma fonte de luz que desperta uma memória ancestral, traz segurança: pela tonalidade alaranjada emitida pela lâmpada incandescente e a cúpula, que auxilia na difusão, dá pra imaginar uma caverna com uma fogueira cesa.

Um dos erros mais comuns é usar sem parcimômia a lâmpada dicróica. Ela é muito útil para ser uitilizada de forma pontual, para destacar um quadro, um objeto… Essas lâmpadas são muitos claras e não deixam a gente relaxar direito, o que acaba por fazer um ambiente desconfortável e sem aconchego. Para as área de convívio, Fernando sugere lâmpadas incandescentes os led, que é menos prejudicial ao meio ambiente por não ter mercúrio, não emitir raios ultravioleta e ter uma vida útil infinitamente maior que os outros tipos.

Se você já teve uma expriência com algum designer ou arquiteto da luz, sabe que o que ele está falando não é bobagem. E sei que vai considerar essas dicas para deixar sua casa ainda mais convidativa.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s