Cultura

Livros de mulheres para todos

São elas que dão as letras e fazem muito sucesso nos seus países de origem, cada uma na trilha escolhida para traçar.

MARISHA PESSL

A autora

Marisha Pessl é uma escritora americana que teve muito estímulo intelectual durante a infância e adolescência, com aulas de pintura, jazz, francês e equitação e acabou formando-se em Literatura Inglesa. 

Como qualquer mortal, Pessl trabalhava duro. Durante 2 anos foi consultora financeira da PriceWaterHouseCoopers enquanto escrevia nas horas livres, mas a relação entre esses dois empregos não deu certo e ela resolveu tentar a sorte na literatura. Em 2006 seu romance Special topics in Calamity Physics foi publicado com ótimas recomendações e tornou-se um best seller do The New York Times, publicado em três línguas que vai virar filme em 2015.

Além de intelectual, a moça também é linda. Verdade. E isso foi um complicador do seu sucesso, quando muita gente relacionava sua visibilidade à beleza. Mas no fim das contas, tudo rumou para o melhor, beleza e inteligência trabalharam juntas para criar essa versão erudita de um bando de jovens reagindo a um estranho assassinato na escola. Tipo um Barrados no Baile intelectualoide.

O livro

Blue van Meer é uma adolescente obcecada e erudita, filha do itinerante professor Gareth van Meer, que, após a morte de sua esposa, não consegue ficar mais de um semestre lecionando na mesma faculdade. Durante o último ano de Blue no colégio, eles moram na cidade de Stockton, na Carolina do Norte, onde ela faz amizade com um grupo de adolescentes populares, ricos e misteriosos, chamados sangue azul, que são intima e estranhamente ligados à professora Hannah Schneider, uma mulher que intriga e desconcerta Blue mais que deveria. Uma série de eventos infelizes começa a acontecer, como a morte de Hannah, o que leva Blue a questionar suas crenças e amizades.

C.E. MORGAN

A autora

C.E. Morgan é uma jovem escritora norte-americana que conseguiu a proeza de entrar na lista da revista New Yorker de escritores com menos de 40 anos que merecem sua atenção. 
Sua história de vida conta que a moça foi uma estudante pobre e dedicada, que trabalhava para a faculdade em troca do estudo. Talvez por tanta luta Morgan seja um pouco incinformada: seu único livro, All the Living, traz frases precisas quando fala de uma mulher que acha difícil se adaptar à monogamia quando muda com o namorado para uma fazenda no meio do nada.



O livro

Em um verão, uma jovem orfã viaja com o namorado para a fazenda de tabaco, isolada do mundo, que ele herdou depois que sua família morreu em um acidente terrível. Enquanto  Orren, o namorado, trabalha para salvar a fazenda da família da seca, Aloma luta com a solidão do dia a dia na fazenda. 
Um drama que traz antigos conflitos para a vida moderna. Um livro sobre a vida, a preciosa vontade de viver e todas as coisas que podem afastar-nos de uma pessoa amada. Os dramas de Aloma são comoventes, ela se divide entre o amor e a liberdade, entre perda e morte, e enche nossas mentes de um erotismo sem vergonha carregado de emoção.


TINA FEY

A autora

Já essa terceira escritora é bem famosa, mas como atriz. Tina Fey é a estrela (e criadora) da excelente série de comédia 30 Rock, mas o que você talvez não saiba é que ela foi roteirista do Saturday Night Live durante quase uma década, ganhou três Globos de Ouro, quatro Screen Actors Guild Awards e mais quatro Writers Guild of America Awards, além de ser apontada como a artista que teve o maior impacto na cultura e no entretenimento em 2008 pela Associated Press e vencedora do Premio Mark Twain para Humor Americano em 2010. 

Em 2011 escreveu o livro de memórias Bossypants, que imediatamente alcançou sucesso de público e crítica. No livro, Tina usa a sua própria vida como fonte para suas tiradas geniais e prova que pode ser ainda melhor que fazendo piada com a vida dos outros.



O livro

Tina Fey, antes do sucesso, tinha um sonho recorrente: ela era perseguida por sua professora de educação física em um aeroporto. Ela também tinha outro sonho: um dia virar comediante na TV.
É uma divertida paródia da sua vida real, prepare-se para dar boas risadas.


Infelizmente não temos traduções para nenhum desses livros aaquii no Brasil, mas se você se arrisca no inglês, vale muito a pena ler essas joias literárias.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s