Cultura

A Calçada dos Gigantes

Na costa nordeste do condado de Antrim, na Irlanda do Norte, existe uma incrível e incomum formação rochosa que atrai milhões de visitantes todos os anos. É a Calçada dos Gigantes, um vasto planalto de colunas poligonais de basalto que se estendem para fora do Mar da Irlanda e foram formados quando a Irlanda ainda era unida à América.


O nome veio de uma antiga lenda, que conta que um gigante chamado Finn MacCool queria enfrentar outro gigante, Benandonner, em uma luta, mas cada um ficava de um lado do mar e não havia embarcação grande o suficiente para transportá-los. MacCool então construiu uma calçada usando enormes colunas de pedra e Benandonner chegou até ele, mas como o desafiado era muito maior que seu oponente, a esposa de MacCool o vestiu de gigante-bebê e quando Benandonner viu a “criança” pensou: se o bebê é desse tamanho, imagine o pai… e voltou para a Escócia destruindo a estrada de pedras enquanto corria para não ser perseguido pelo seu oponente.

A real é que sua formação começou há 65 milhões de anos, durante o período Terciário, quando atividades vulcânicas forçaram placas tectônicas a se esticar e quebrar, o que fez com que o magma de dentro da terra fosse expelido e se espalhasse por toda a superfície com lava, em temperatura variando de 700 a 1200ºC. Em contato com o ar, a lava começa a esfriar de fora para dentro, e o resfriamento da parte interna se torna mais lento ao longo do tempo (pode levar anos); esse processo faz com que a lava em solidificação rache e forme pilares regulares de rocha basáltica. O tamanho e o ritmo de cada coluna são determinados pelo ritmo de resfriamento e secamento da lava e quanto mais lento for esse ritmo, maiores as colunas que se formam.


É mesmo muito louco. O número de lados de cada pilar varia bastante- de 4 a 9 lados, mas a maioria das 38 mil colunas de basalto é hexagonal (tem 6 lados). A altura dos pilares pode chegar a 6 metros, com topos planos e de 38 a 51 cm de largura. O local é patrimônio da humanidade desde 1986 e é fácil identidficar suas divisões: a Grande Calçada, que começa na praia ao sope dos rochedos e parece mais um conjunto de enormes degraus e ao longo do mar, as colunas niveladas, que lembram uma rua pavimentada com pedras arredondadas que vão de 20 a 30 m de largura.


Algumas formações formam figuras conhecidas, como o Órgão, que apresenta colunas compridas e regulares que lembram o instrumento. Também há a Harpa do Gigante, com enormes colunas arqueadas que descem até o litoral, o Tear do Gigante, o Caixão do Gigante, os Canhões do Gigante, os Olhos do Gigante e até as Botas do Gigante, que com cerca de 2 metros de altura, faz a gente viajar que o gigante que provavelmente a teria usado deveria ter uns 16 metros.

Lindo demais. Coisas da natureza, criadas por Deus, que o homem contempla com paixão.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s