Bem Estar

Música para ser feliz

A gente sabe disso inconscientemente, mas estudos agora provam que o cérebro responde ao estímulos musicais como se fossem remédio. 


E é muito fácil sorver esse remédio prazer. Basta sentar-se ou deitar-se confortavelmente e prestar atenção na letra e na melodia em vez de dispersar, como fazemos muitas vezes. E aí é só aproveitar os benefícios.


A música favorita combate o mal estar provocado por doenças crônicas, alterando a percepção da dor. Em procedimentos cirúrgicos, médicos de uma universidade americana comprovaram que utilizam menos sedativos e analgésicos. Outra constatação é que ouvir música diminui as náuseas do processo de quimioterapia, aumenta a mobilidade de pessoas com mal de Parkinson e incentiva os pacientes a participarem de tratamentos que possam encurtar seu tempo no hospital.

Ouvir sua canção favorita pode regular funções do corpo, diminuir o estresse e até mesmo regular funções motoras. A música alimenta o elo mamãe-bebê durante a gravidez e ainda estimula a inteligência dos pequenos.
 
Ao ouvir música…

… o cérebro libera dopamina, neurotransmissor que atua nos centros de prazer, e não só pela letra, mas também pelas lembranças que as músicas despertam. 

… crianças tem menos problemas comportamentais, são mais disciplinados na escola e sentem-se mais encorajadas.

… sentimos menos solidão, medo, ansiedade e depressão.

… o sentimento de convivência em grupo cresce e os relacionamentos interpessoais florescem.

… as emoções são afetadas e  isso reflete imediatamente no corpo.

… soltamos a voz e tudo acontece: a respiração fica mais estruturada o intestino é massageado, o coração aliviado, os pulmões recebem mais ar, a circulação sanguínea é impulsionada, a memória e a concentração melhoram.  

… o humor melhora muito.

… a vontade de dançar aumenta. Se solte.

… Somos mais felizes. 

Na musicoterapia a maioria das canções são calmas, pois elas diminuem a frequência cardíaca e sugerem tranquilidade. As músicas relaxantes também são indicadas para bebês na hora de dormir.

Mas não importa o ritmo, o idioma, a canção. O que vale é aquilo te faz bem, que alimenta sua alma. Escute em casa, no carro, na rua… e cante, sem medo de ser feliz.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s