Cultura

Voyeur de livros

A boa e antiga educação diz que é muito feio ler por cima dos ombros de alguém. Mas falaí: existe coisa mais divertida?

Você está sentada num café e a pessoa da mesa ao lado lê um livro que parece muito gostoso. Você tenta, de todas as maneiras discretas, descobrir o título do livro. Impossível. Quando vê, já está bem pertinho da pessoa, com a cabeça abaixada e toda torta tentando ler a capa, e obviamente é percebida por todos no local. A vítima fecha o livro e a cara. Vai embora e ali fica você, desolada, imersa na própria curiosidade.

Ou então está no avião, se concentrando para não passar mal, e seu vizinho de poltrona abre um livro religioso, que nem traz assuntos do seu interesse. O tempo todo a mesma frase repete na sua cabeça: não leia nada, você vai vomitar, mas é inútil, a vontade de dar uma espiada na leitura alheia é mais forte que qualquer coisa.


Os livros embalam os sonhos. As capas já despertam sentimentos diferentes, e elas que tanto encantam e alimentam esse vício em ler o que o outro lê, ver o que ele vê. Sabe por que? É um elo que aproxima desconhecidos. Alguém que lê um livro que você já leu deixa de ser um completo desconhecido, e talvez, mesmo com a imperdoável profanação da intimidade, vocês possam mesmo ter interesses comuns.

E um livro é uma fuga certa: ameniza as horas intermináveis na sala de espera do médico, diminui o tempo das viagens, afasta os conversadores de plantão… 

Ler é atividade solitária, mas sempre tem alguém tentando meter o bedelho na leitura alheia, um voyerismo clássico (e até incontrolável, digo eu), um instinto espião que acorda sempre que vê um livro aberto, e que invade a privacidade sem pedir licença.


Hoje eu já nem me sinto tão devassada quando sou a vítima dessa tentativa de fazer parte do mundo do outro, até chego a sentir certa admiração pela determinação com que os voyeurs atacam. E vou além: acho que dali pode até nascer uma amizade. Ou pelo menos uma rica discussão literata.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s