Cultura

A Bicicloteca de Robson

Essa é a história de  Robson César Correia de Mendonça, que, vagando pelas ruas de SP se deparou com a maior dor de sua vida ao ver, em uma vitrine, a notícia de uma família dizimada em um grave acidente na estrada de Juazeiro do Norte, Ceará. Era a sua família ali.

Ele havia se mudado para São Paulo 2 anos antes com o propósito de montar um negócio próprio, que poderia ser um restaurantezinho. Sua família- mulher e filhos- viria depois que ele estivesse estabelecido, mas ao desembarcar no Terminal Rodoviário do Tietê ele foi roubado e levaram todo seu sonho em espécie. Passou então a dormir na Praça da Sé e a perambular pelo centro da cidade, e , desorientado, não conseguiu mais contato com sua família.

Ao saber o que aconteceu com sua família, Robson entrou em depressão. Ele não queria se drogra, nem se entregar de vez à loucura total, a solução foi se apegar a alguma coisa que não fazia parte da sua existência até o momento, a leitura.

Um livro que o marcou ferozmente foi “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, que o fez pensar que, se os animais são capazes de mudar suas vidas, por que nós, que somos animais racionais, não podemos mudar?
Juntou uns bons amigos e em 2000 criou o Movimento de Pessoas em Situação de Rua para defender os interesses dessa população na Assembleia Legislativa e no Ministério Público. Nessa época, seus sustento vinha da venda de materiais reciclados e sempre que tinha um tempinho, fugia para a biblioteca Mário de Andrade, na região central, onde era figurinha carimbada e foi convidado a plantar uma árvore nos jardins da instituição.

Foi aí que sua história cruzou com a do empreendedor Lincoln Paiva, dono de uma consultoria voltada para projetos de mobilidade urbana, a Green Mobility. Paiva enxergou no desejo de Robson de “contaminar” outros moradores de rua com a literatura a possibilidade de desenvolver uma ação social diferente e hoje, Robson é o feliz motorista da Bicicloteca, uma biblioteca que passeia pelas ruas da cidade em uma bicicleta, levando sonhos e muita cultura à população paulista.

Acesse aqui e conheça melhor o projeto.

A historia é linda e inspiradora. E você, vais fazer o que pelo próximo?

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s