Eventos, Inspiração

Feira do Móvel de Milão

O Isaloni (Salão Internacional do Móvel de Milão) começou há muito tempo, no comecinho da década de 60, para promover o segmento de móveis e acessórios de decoração italianos no mercado de exportação. O negócio deu tão certo que hoje o Salão do Móvel de Milão é o evento mais importante do setor e continua na sua missão de apresentar as tendências anuais para os amantes do bom design.

Essa é a 52ª edição do evento que será realizado nos pavilhões de Rho entre 9 e 14 de abril na capital da Lombardia, Itália, sob o tema Milão: Interiores de Amanhã. As diretrizes da maior feira de design do mundo mostram que nesse momento de crise econômica acirrada em vários países da Europa, a necessidade de uma guinada é absoluta. 

  (Foto: divulgação)
Interior dos pavilhões de Rho

Em um local único como Milão é possível unir arte, design e moda de maneira muito natural, e a cidade colabora imensamente para isso, abrindo as portas de todos os seus museus, que fecharam parceria com a Cosmit (empresa à frente do Isaloni) para oferecer entrada gratuita a todos os vistantes que estiverem na cidade durante o evento.

Esta edição da feira traz o mote INOVAÇÃO como bandeira a ser levantada, e para isso, os expositores italianos vem investindo toda a energia possível. 


 
Concomitante ao Salão do Móvel, a Cosmit apresenta o evento bienal Euroluce, que chega a sua 27ª edição, o Salone Satellite, na 16ª edição, e o Salone Ufficio, também na 16ª edição, somando 2.650 expositores. O Salone Ufficio é voltado para o segmento de móveis de escritório, que tem uma difícil missão esse ano: reverter o cenário de queda acentuada nas vendas. Quem encara o desafio de frente é Jean Nouvel, arquiteto francês agraciado com o prêmio Pritzker de 2008 e autor do Instituto Mundo Árabe, em Paris e do novo Louvre, em Abu Dhabi, entre tantas construções célebres. Ele vai interpretar o tema Project: Office for Living, onde dará uma visão do escritório do amanhã.

  (Foto: divulgação)
Jean Nouvel

Pelo que conhecemos do seu trabalho devem vir boas novas por aí: “O mundo não merece mais um prédio inteiro de escritórios, e ninguém pode ser feliz trabalhando num lugar assim… Precisamos propor o fim da segregação. Na Grande Paris, por exemplo, a multidisciplinaridade vem dando o tom aos escritórios em prédios mistos, nos quais escritórios viram residências. O office de amanhã precisa levar em conta as diferentes funções, as soluções diversificadas, a mobilidade e a iluminação para cada situação, e, sobretudo, incentivar a criatividade…Proponho um pouco de desordem, em que a expressão individual resolverá a questão da intimidade no trabalho. Isso envolve uma nova colonização do espaço. Sugiro, portanto, uma contradição: a alegria de ‘viver’ no escritório”, diz o próprio arquiteto.

Interior dos pavilhões de Rho, onde todos os anos acontece o Salão do Móvel

 
Embora as especulações de que o cachê de Nouvel gire em torno de 1 milhao de euros, o Isalone não deixou de investir em outros nomes de peso para abrilhantar ainda mais o evento. Quem vai estar por lá é Antonio Citterio, Piero Lissoni e a maravilhosa Patricia Urquiola, verdadeiras âncoras do Salão do Móvel. Até vale mencionar uma citação de Lissoni sobre a feira quando questionado sobre o porquê de estar em Milão no evento: “Vir ou não a Milão? É como comparar sexo virtual com sexo real. A diferença é colossal”.

A revista Casa Claudia terá um espaço exclusivo em Milão para receber arquitetos e decoradores brasileiros que estiverem visitando a feira. E é claro que a Casa Objeto estará lá, conferindo todas as novidades pra trazer o melhor de Milão para Londrina.

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s