Arquitetura, Cultura

O skate e a fotografia urbana

Fabiano Rodrigues é skatista profissional e se apaixonou pela fotografia- que viria a ser então sua principal profissão- fazendo manobras pelo mundo. A composição, o movimento, as luzes e sombras e a arquitetura foram as motivações que Fabiano precisava para expressar sua ambições performáticas usando uma nova linguagem, e foi assim que, em 2010, ele começou a fotografar suas manobras.

Ele desenvolve uma pesquisa de autorretratos, usando uma câmera com controle remoto, a Hasselblad, em cenários perfeitos que expõe os movimentos do skate e sua relação com o mobiliário urbano. É escancarado que Fabiano curte arquitetura e planeja seus cliques com muito cuidado, e esse trabalho tem rendido bastante: ganhou o prêmio Aquisição do Banco Espírito Santo na edição 2012 da SP-Arte, o que levou uma de suas obras ao acervo da Pinacoteca do Estado como participante da exposição Arte Contemporânea Brasileira.

Fabiano aproveitou a deixa e fez um ensaio na Pinacoteca, promovendo uma nova interação corporal e propondo um olhar diferente sobre o premiado projeto de revitalização realizado por Paulo Mendes da Rocha. Ele também já fotografou no MALBA e na Fundação Bienal de São Paulo. No mínimo uma forma muito diferente de enxergar a arquitetura urbana.

fabianorodrigues9

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s